terça-feira, 1 de setembro de 2009

Parabéns C.R.V.G. pelos seus 111 de existência!



VASCO NÃO TEM 111 ANOS DE GLÓRIAS

Exato. O Vasco tem 111 anos de existência sim, mas não tem 111 anos de glórias. Glórias tem os nossos clubes coirmãos no Brasil e no mundo. Porque quando se diz glórias, remete-se a um significado de vitórias no futebol e conquistas como clube, que cada um deles o é.

Mas o Vasco da Gama não pode ser classificado apenas como clube, porque diferentemente dos demais suas maiores glórias não pertencem ao esporte (e olha que é difícil encontrar clube mais vitorioso que este), ou à sua condição clubística, mas à sua vasta contribuição para toda uma sociedade.

Dentre tantas glórias, vale lembrar por exemplo que o Gigante da Colina fez parte dos momentos políticos da nação, mesmo tendo sofrido dificuldades impostas pelos governos para a construção de seu estádio; já cedeu sua casa como quartel para o exército brasileiro na época da 2ª Guerra Mundial; representou o futebol brasileiro no exterior e cedeu seu campo centenas de vezes para a seleção, mesmo a CBF se negando a acompanhar o clube em Tóquio; não se curvou ao racismo mesmo tendo sido ameaçado a ficar de fora da elite por causa disso; ainda é o grande elo de dois povos, o descobridor e o descoberto, e é a maior instituição Luso-Brasileira do planeta. Inclusive, o momento é oportuno para lembrar que quando muitos o criticam por suas raízes portuguesas, esquecem-se que esta origem é a mesma do Brasil, não sendo à toa que a Cruz de Malta estampa também a camisa da seleção canarinho.

Se um clube qualquer, campeão, não existisse, não faria falta. Outro conquistaria o título e o reconhecimento geral. Mas nenhuma das glórias acima teria sentido sem a presença do Club de Regatas Vasco da Gama. Sem ele, estas, como tantas outras não citadas, é que não teriam acontecido. E mais, estas são perenes, ficam para sempre como orgulho da sua existência. Ser Vasco da Gama faz sentido, não é como torcer apenas para um clube de futebol.

Somos diferentes até na crise. Fomos aprisionados, sofremos um regime de ditadura e foi com a revolta popular que nos libertamos, como aconteceu com todas as grandes nações. Revolta salvadora de pessoas anônimas como de cada um dos 10 milhões de vascaínos espalhados por todo o mundo, mas também de pessoas poderosas como o Governador Sérgio Cabral, o Prefeito Eduardo Paes e principalmente o vereador Roberto Monteiro, que vestiram a camisa e não se omitiram ou se esconderam com medo de represálias em um momento tão importante.

Perceber a grandeza desse Gigante, que é mais do que um clube de futebol, dá-nos a certeza de que voltar ao topo é uma questão de tempo.

Mas não podemos ficar parados esperando pelo sucesso. Estamos sendo convocados para nos associar no Vasco da Gama, na Força Jovem e para comparecer nos estádios. Pois a grandeza da Cruz de Malta e o diferencial perante os demais clubes do planeta são conseqüência histórica das atitudes do coração de cada torcedor, seja anônimo ou não.

Parabéns Vasco. 111 anos de exemplo para a Sociedade! Tu és muito mais do que só futebol!

2 comentários:

  1. Oieee..
    tudo bem com vc?
    saudades!
    te adoro...
    faz um blog para mim tambem?
    mais e criança...
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oiee ...
    Td bem?
    Quero um..
    Rsrsrrs...
    Beijoookas !!

    ResponderExcluir